Saúde e Bem Estar

O que é Vitiligo?

Vitiligo é uma doença caracterizada pela ausência de melanina na pele, ou seja, pela despigmentação da mesma. Não há como saber qual a causa desta doença, pois ainda não foi diagnosticada.

Publicidade

As manchas causas na pele são de coloração branca, ou seja há total descoloração da pele em determinados locais do corpo, principalmente na região do rosto, onde é mais comum o seu aparecimento, porém aparece também nos órgãos genitais, joelhos, cotovelos e etc. Uma característica bastante forte nesta doença é que algumas lesões ou ferimentos na pele podem originar manchas no local, podendo evoluir ou não. Em algumas pessoas o vitiligo permanece estável durante muito tempo, posteriormente pode regredir ou até mesmo avançar de forma muito rápida.

Esta doença não causa nenhum prejuízo a saúde física da pessoa, porém pode sim causar problemas psicológicos devido a sua estética, muitas vezes prejudicando até mesmo o convívio social, causando constrangimentos, por parte do doente em aparecer em público com o corpo cheio de “manchas sem pigmentação”.

Publicidade

Existe tratamento sim para o Vitiligo, porém cada organismo responde de uma determinada forma, muitos remédios que servem para determinada pessoa podem não fazer grandes efeitos em outras. Esses remédios visam à produção de uma substancia que estimula os chamados melanócitos presentes nas manchas a produzirem pigmentos, ou seja, a melanina. Com o uso de remédios vários pontilhados de pigmentos vão se formando na pele da pessoa que possui vitiligo, esses pontilhados vão aumentando de tamanho até as manchas progressivamente irem se pigmentando novamente.

Publicidade

Deixe uma resposta