Curiosidades

O que é Vitivinicultura?

Os profissionais desta área estão preocupados com a qualidade das uvas e consequentemente das uvas produzidas.

Vitivinicultura é o cultivo das vinhas e fabricação do vinho e seus derivados. As primeiras videiras chegaram no Brasil em 1532 através de Martin Afonso de Souza.

Publicidade

O primeiro cultivo de vinhas e elaboração de vinhos no Brasil aconteceu através de Brás Cubas e depois com os jesuítas em 1616. Porém este começo não deu certo por causa do interesse comercial de Portugal que proibiu o cultivo de uvas no Brasil em 1759.

O plantio de videiras só teve sucesso com os emigrantes italianos em 1875 que que trouxeram mudas da região do Vêneto. Também os costumes dos colonos italianos serviram para ajudar na produção de vinho. Somente as videiras finas não se adaptaram ao clima tropical e de muita umidade.

Publicidade

Em 1970 através de produtores internacionais houve um maior crescimento da vinicultura brasileira, principalmente na serra Gaúcha. Em 1990 ocorreram grandes investimentos em tecnologia, equipamentos, vinhedos, até mesmo um estudo sobre o clima mais adequado.

A viticultura iniciou com as uvas americanas como a Isabel e o gaúcho Marques Lisboa mandou esta variedade para o comerciante Thomas Messiter, iniciando o cultivo da uva Isabel no Estado.

Começaram só cultivando para a família depois passaram a comercializar o vinho Isabel para a capital do Estado. O transporte era realizado através de um burro que levava dois barris de 40 litros burros até São Simão, interior de São Paulo. O colono então trocava o vinho por café, açúcar, tecidos, querosene e ferramentas agrícolas.

Em 2002 recebemos a primeira Indicação de Procedência para o Vale dos vinhedos. O vinho é feito através da fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura.

Existem cursos para qualificar o técnico em Vitivinicultura que o um profissional que planeja, acompanha e controlar a vinha e a adega. Entende dos equipamentos, do processo tecnológico, avaliando a matérias-primas e os produtos.

O suco de uva também é um produto que tem crescido em sua comercialização como em 2011 que de janeiro a junho aumentou 18,3%. Os espumantes também tem aumentado suas vendas e já estão sendo reconhecidos internacionalmente.

Existe um projeto chamado de Programa de Marketing Institucional do Vinho Brasileiro que tem o objetivo de organizar o setor estudando tecnologias e recursos para melhorar a qualidade e a competitividade dos vinhos.

Publicidade

Deixe uma resposta