Curiosidades

O que é Voltímetro?

O voltímetro é um instrumento utilizado para medir a tensão de potencial elétrico entre dois pontos de um determinado circuito. Existem diferentes tipos de voltímetros devido aos circuitos de correntes continuas possuírem uma tensão constante e as de corrente alternada uma tensão variável.

Publicidade

Geralmente as correntes continuas são medidas com um voltímetro de bobina móvel e imã permanente, ou também por um voltímetro de bobina fixa e o imã móvel. Os medidores de bobina móvel utilizam o mais comum dos princípios de medidores elétricos, que é o de D´Arsonval. As correntes do circuito externo passam através da bobina móvel do medidor e produzem um campo magnético em volta da bobina. Este campo então acaba se opondo ao campo do imã permanente e produz assim uma rotação da bobina. A bobina acaba girando até sua força magnética ser compensada pela mecânica das molas que a suspendem. A rotação da bobina será maior se a corrente também for, e existe um ponteiro que é preso na bobina móvel, que quando ela gira, ele indica a tensão sobre uma escala calibrada em volts.

Os voltímetros de bobina fixa e imã móvel são semelhantes aos medidores de bobina móvel, a única diferença é que o imã permanente é o que gira e tem ponteiro.

Publicidade

As correntes alternadas são medidas em voltímetros de ferro móvel, como os voltímetros de termopar, ou com voltímetro de oxido de cobre, ou com voltímetros a válvula eletrônica e também a retificador. No voltímetro de ferro móvel a corrente flui através da bobina, e a uma palheta móvel é atraída pelo campo magnético da bobina, e quando essa palheta se move o ponteiro que está ligado a ela também se move em uma escala.

Já o voltímetro a termopar a corrente passa através de uma bobina que aquece a junção soldada de dois metais diferentes, esses metais são geralmente: bismuto e antimônio.

Em um voltímetro a válvula eletrônica a corrente alternada é as vezes retificada pela válvula e a corrente continua resultante aplicada a um voltímetro D´Arsonval.

Publicidade

Deixe uma resposta