Tecnologia e Internet

O que é Wi-Fi?

Conheça mais sobre esta tecnologia de rede sem fio.

Wi-Fi é uma tecnologia de rede sem fio utilizada no mundo inteiro e se refere a qualquer sistema que utilize o padrão IEEE 802.11. Este padrão foi desenvolvido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos em 1997.

Publicidade

Para acessar uma rede Wi-Fi é preciso utilizar um roteador sem fio, de forma que se crie o chamado “hotspot”, que é a área na qual a conexão de acesso a internet fica disponível. Existem locais públicos que possuem hotspots, como restaurantes, shoppings, aeroportos, entre outros, bastando você levar seu notebook ou celular para acessar diretamente estas redes.

Configuração básica

Para ter o acesso é muito simples, bastando ter uma placa de rede sem fio para que você consiga acessar o roteador. Notebooks geralmente já vem com esta placa integrada. Este roteador fica ligado diretamente a um modem e a configuração complexa fica por conta dele. Para o usuário, basta estar próximo da rede e simplesmente conectar.

Publicidade

Qualquer usuário que esteja a cerca de 60 metros do ponto de acesso pode se conectar na rede e quanto mais próximo do roteador, melhores taxas de transferência você conseguirá. Esta distância pode ser maior dependendo da qualidade de acesso do roteador ou do uso de antenas de acessos exclusivas para ampliar este sinal.

Tipos de redes

As redes Wi-Fi podem ser do tipo aberta, que é aquela que qualquer um pode conectar ou fechada, que é o tipo de rede que requer uma senha para ser acessada. Uma vez dentro do “hotspot”, que é a área de cobertura do Wi-Fi, você poderá ter o acesso a internet e até mesmo à rede local.

Novas versões

Com o passar do tempo, novas versões do padrão 802.11 foram liberadas ao longo dos anos. A cada versão, uma letra é adicionada após o padrão. Estas versões incluem melhorias, geralmente como taxas de transferência mais elevadas. Porém, todas as novas versões são compatíveis com as anteriores.

Como funciona

Wi-Fi é uma tecnologia que utiliza sinais de rádio para efetuar a comunicação e que operam com uma frequência de 2,4 GHz. Os dispositivos Wi-Fi possuem interoperabilidade, o que significa dizer que é possível acessar as redes independente da marca. Com isso, os desenvolvedores de hardware produzem celulares, tablets e notebooks que são sempre compatíveis com essa tecnologia padrão. Já os computadores desktop se conectam a rede Wi-Fi através da instalação de uma placa wireless offboard ou dos chamados dongles, que são dispositivos USB que fazem o papel da placa de rede.

Publicidade

Deixe uma resposta