O que é Xenofobia?

Por: hiper

A xenofobia pode ser definida como um tipo de desconfiança, sem razão aparente a não ser pelo fato de as pessoas não pertencerem ao país, e que as julga como ruins ou inferiores de alguma forma. As pessoas vitimas de xenofobia são estrangeiras e são vitimadas pela ignorância e preconceito sem motivo.

O que é Xenofobia?

Em grande parte a xenofobia se dirige a pessoas de outros países, mas, também pode atingir outros grupos. No Brasil podemos observar um crescente preconceito com pessoas de outras regiões, por exemplo, o preconceito contra os nordestinos, que está em voga na imprensa. A religião também é bastante atingida por este tipo de preconceito.

Quando se julga alguém somente pelo fato de ser estrangeira ou pertencer a outra religião ou ser proveniente de outra região do país esta-se sendo xenófobo. Pois, o julgamento de caráter se dá, não pela conduta do individuo, mas, sim por questões culturais. Que de maneira nenhuma podem definir alguém.

Não se deve julgar as pessoas, mas, podemos formar uma opinião sobre elas. Essa opinião deve ser resultante de analise do comportamento e não de características culturais ou origem.

Algumas frases já se tornaram ícones da xenofobia, como por exemplo: “Árabes são todos terroristas” ou “chineses só fazem produtos baratos”. Preste atenção ao que diz e tome cuidado para não se tornar um xenófobo. Isso é crime.

Deixe uma resposta