Artes e Cultura

O que é Xilogravura?


Como as pessoas faziam suas impressões antes das impressoras e do computador? Muito fácil elas utilizavam materiais como a madeira para isso. A Xilogravura é a arte de fazer reproduções de imagens gravadas numa pedra. Funciona como uma espécie de carimbo.

Através do processo de xilogravura é possível fazer cópias de da matriz de madeira em papel ou outro material adequado. O processo de impressão realizado pela xilogravura consiste em escavar a madeira com ferramentas cortantes de tal forma que monte o desenho. Normalmente, são necessárias mais de um tipo de ferramenta para se fazer um bom desenho xilográfico.

Detalhes importantes que fazem toda diferença na Xilogravura é o fato de que a área que é escavada na madeira é aquela que não receberá tinta e a imagem será impressa de forma espelhada. É importante gravar as letras ao contrário.

Após feita a gravação da imagem deve-se passar uma camada de tinta, é necessário utilizar um rolinho de borracha. Quando terminar de escavar a madeira tenha cuidado na hora de fazer a impressão. Isso por que a tinta utilizada para realizar a impressão mancha e tem um cheiro um pouco forte.

Para fazer a impressão é necessário posicionar o papel e após passar a tinta carimbar a folha. Uma colher pode ser de grande ajuda na hora de fazer esse trabalho.

6 Comentários

Deixe uma resposta