O que é zoologia?

Por: Adriano Barreto

A zoologia é a ciência que estuda os animais, suas características, suas classificações, a forma como vivem, seu comportamento, hábitos alimentares e a relação deles com o ambiente em que vivem. É um ramo da biologia, também chamada de biologia animal.

O que é zoologia?

Os ramos da zoologia

A zoologia, além de ser uma divisão da biologia, pode ainda ser dividida em ramos bem específicos, que estuda de forma aprofundada cada espécie animal:

  • Aracnologia: estudo dos aracnídeos, como aranhas e também escorpiões;
  • Ornitologia: estudo das aves em geral;
  • Entomologia: estudo de insetos, como formigas, abelhas, seus casulos e seu comportamento;
  • Herpetologia: é o estudo de répteis e anfíbios;
  • Ictiologia: estudo dos peixes e seu habitat;
  • Mamalogia: estudo dos mamíferos;

O que estuda a zoologia

O ramo de estudo da zoologia é bastante amplo e busca estudar e entender não só as características dos animais, mas o seu comportamento também.

Etologia: é a área da zoologia que estuda especificamente o comportamento animal. Nela são estudados a agressão de cada espécie, como eles se comunicam entre si, como se relacionam e até mesmo aspectos ligados à emoção dos animais;

Sociobiologia: ramo ligado diretamente ao estudo de Charles Darwin. Estuda a interação entre os animais e o homem. Nela, são estudados estes laços afetivos, e a domesticação;

Taxonomia: é onde são realizadas as classificações das diferente espécies animais, de acordo com suas características;

Ecologia: estuda o meio onde vivem os animais.

O campo de trabalho do zoólogo

Para ser um zoólogo, a formação inicial é a graduação em biologia. Depois disso, é realizada uma pós-graduação na área de zoologia.

O profissional pode trabalhar em zoológicos, realizando pesquisas de campo ou em laboratórios. Há ainda a possibilidade de trabalhar como professor e guia.

O trabalho do zoólogo envolve controle de pragas, criação de animais, recuperar espécies ameaçadas de extinção e analisar impactos ambientais sobre os animais.

História

As criações de animais sempre existiram. No antigo Egito já havia conhecimento médico sobre os animais, mas nada era científico.

Na Grécia Antiga, o médico Hipócrates estudou a fisiologia animal, enquanto Aristóteles iniciou as pesquisas no ramo da zoologia, quando descreveu e classificou mais de 500 espécies animais.

Charles Darwin teve a contribuição de levar a nosso conhecimento a compreensão da relação que os seres humanos tem com os animais.
Por último, Thomas Henry Huxley que estudou a anatomia animal. Ele era chamado de “o buldogue de Darwin”, pois foi grande defensor público de suas teorias.

Deixe uma resposta