O que é zootecnia?

Por: Juliana Batista

Aprenda mais sobre o que é zootecnia, a ciência que visa aproveitar os animais domesticáveis para explorá-los racionalmente para alimentação e afins.

Podemos dizer que a zootecnia deriva diretamente da biologia e da zoologia, pois une os princípios dos conhecimentos biológicos com os conhecimentos econômicos e de produção, criando possibilidades para suprir as necessidades humana de diversos produtos de origem animal necessários na alimentação.

O que é zootecnia?

A primeira vez que se ouviu falar em zootecnia foi em 1843, através do Conde Gasparin, que foi o primeiro homem a entender a arte de criar e domesticar animais para uso próprio como uma ciência independente da agricultura. Chegou, inclusive, a cirar uma cátedra específica para esse tema no Instituto Agronômico de Versalhes, em 1848.

No Brasil, até o final da década de 60 a zootecnia era considerada uma matéria complementar do curso de agronomia, até que fosse criado o primeiro curso de gradução em zootecnia, na PUC de Uruguaiana. A profissão foi regulamentada em 1968, fazendo com que os estudantes pudessem receber o título de zootecnistas.

Hoje a zootecnia é extremamente importante para o agronegócio, pois visa o planejamento, controle e gestão da produção e da produtividade dos animais úteis ao homem e de suas cadeias. Isso implica também na criação de tecnologias de melhoria da qualidade dos produtos e na sustentabilidade dos meios de produção, englobando também a questão de proteção ambiental.

O agronegócio brasileiro vem crescendo muito e o principal fator é a atuação de profissionais de zootecnia no empenho de desenvolvimento de melhores formas de produção, na busca de destacar o nosso país como uma potência produtora de alimentos. Isso sem falar que os zootecnistas estão cada vez mais à frente de grandes negócios agropecuários, no setor administrativo.

A prova disto é que no primeiro semestre de 2012 cientistas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP receberam o prêmio Alltech Young Scientist Global Scholarship 2012 nos Estados Unidos. A pesquisa, intitulada “Efeitos da inclusão de óleo de girassol com adição de selênio e vitamina E na dieta de vacas em lactação sobre a produção e composição do leite e sua influência na nutrição humana”, foi a vencedora no simpósio que contava com participantes de 45 países.

É importante lembrar que a zootecnia é uma ciência muito complexa e quem deseja se formar nesta área terá que estudar teorias e princípios aplicados a todos os animais domésticos, englobando disciplinas como anatomia, fisiologia, genética, climatologia, higiene e profilaxia e etologia.

Deixe uma resposta