Negócios e Finanças

O que Engenharia Cartográfica?

Um dos campos mais interessante da Engenharia é a cartografia ou a conhecida Engenharia Cartográfica. Esse ramo da engenharia se dedica captação, relação e aplicação dos dados geográficos a mapas ou cartas sejam para meios impressos ou digitais. Uma profissão bastante interessante que possui regulamentação de curso universitário desde 1965 no Brasil.

Publicidade

O profissional da cartografia trabalha com recursos mais antigos como a topografia e também com os modernos sistemas orbitais para o mapeamento de espaços diferentes. Quem escolhe seguir nesta carreira necessita ter afinidade com matemática, física e também certa intimidade com desenhos.

A cartografia é bastante antiga, pois, os povos que passavam a viver em comunidade necessitavam de uma forma de delimitar os seus espaços e para isso se valiam de mapas. Com o desenvolvimento de técnicas mais modernas essa ciência passou a oferecer novos desafios para quem deseja viver disso.

Publicidade

Um profissional da cartografia está habilitado para realizar a construção de mapas que a ajudem a compreender a geografia do local em questão. Um trabalho que pode ser um tanto quanto complicado em algumas ocasiões, porém, bastante reconfortante em outras. Mas, as tarefas de um engenheiro cartográfico vão muito além de simplesmente construir mapas, pois, também atuam na coleta dos dados necessários para o desenho desses mapas.

Praticamente todas as profissões se valem do computador atualmente e com a cartografia não seria diferente. O GPS é uma das tecnologias mais utilizadas por que trabalha nessa área. Uma profissão que pode ser bastante interessante e que traz diversos desafios.

Publicidade

Deixe uma resposta