O que são Alcanos?

Por: hiper

Os compostos chamados de Alcanos são também conhecidos como Parafinas. A definição química mais simples para os Alcanos é a de que são hidrocarbonetos alifáticos saturados, de fórmula geral CnH2n+2. Os Alcanos são compostos que estão em cadeias, estas podem ser lineares ou ramificadas.

O que são Alcanos?

A nomenclatura dos Alcanos é feita através de prefixos, que são geralmente gregos e são seguidos do sufixo “ano”.

Uma peculiaridade dos Alcanos é fato de que eles podem possuir isômeros, ou seja, quando as ligações carbônicas se arranjam de diferentes formas podem gerar novos compostos, porém, continuam com a mesma formula.

Um detalhe bastante interessante é que o número de isômeros possíveis cresce de acordo com o numero de carbonos que há no composto, ou seja, podemos fazer a seguinte relação: para alcanos com 1 a 12 átomos de carbonos, o número de isômeros é igual a 1, 1, 1, 2, 3, 5, 9, 18, 35, 75, 159, e 355, respectivamente.

Mas devemos prestar atenção ao fato de que isômeros são compostos com a mesma formula, porém, suas semelhanças param por aí, são compostos diferentes entre si. Essa diferença se dá pelo fato de que a arrumação diferente da cadeia gera propriedades diferentes.

Deixe uma resposta