Notícias e Atualidades

O que são Alcenos?

Os compostos chamados de Alcenos são também conhecidos como alquenos ou olefinas. A definição química destes compostos pode ser definida da seguinte forma: hidrocarbonetos insaturados, isso por que apresentam pelo menos uma ligação dupla na molécula. Os alcenos possuem uma formula geral que é: CnH2n.

Publicidade

O Alceno mais famoso é o Eteno, mais conhecido como Etileno. Os Alcenos realizam ligações chamadas de Ligações Duplas, também conhecidas como Ligações Covalentes. Estas ligações são basicamente a sobreposição de orbitais atômicos, exceto a ligação simples (consiste de uma simples ligação sigma). Para simplificar uma ligação dupla de carbono-carbono consiste em uma ligação sigma e uma ligação pi.

A ligação pi é muito resistente para quebrá-la é necessária uma grande energia.

Publicidade

Outra característica marcante dos Alcenos é fato de que são bastante reativos, isso acontece principalmente no momento em que há a quebra das ligações duplas e formações de novas cadeias.

A Polimerização é a reação considerada mais importante realizada pelos Alcenos. Esta reação ocorre quando uma ligação dupla dá origem a duas ligações com outras moléculas. A Polimerização é a responsável por grande parte dos plásticos fabricados no mundo.

Publicidade

Deixe uma resposta