Notícias e Atualidades

O que são Alcinos?

Os compostos chamados de Alcinos são também conhecidos como alquinos. Sua definição química mais simples diz que são hidrocarbonetos que contêm, no mínimo, uma ligação tripla. Sua formula geral é CnH2n-2. O nome mais popular dos Alcinos é Acetileno.

Publicidade

A principal característica de um Alcino é fato de possuir uma ligação tripla carbono-carbono. Da mesma forma que os Alcenos, os Alcinos, também são chamados de hidrocarbonetos insaturados, isso por que possui em sua cadeia ligações duplas e triplas. As propriedades físicas dos Alcinos são muito parecidas com as propriedades dos Alcanos.

A estrutura de um Alcino pode ser definida assim: os carbonos que compõem as ligações de um alcino tem a hibridização sp e carregam 2 orbitais p e 2 orbitais híbrido sp. Uma forte característica dos Alcinos é fato de que são mais ácidos que os Alcanos e Alcenos, isso é resultado da presença de ligações triplas na cadeia. Esse tipo de ligação gera mais força na ligação dos carbonos.

Publicidade

Um fato bastante raro é encontrar Alcinos na natureza, estes hidrocarbonetos são encontrados em lanternas de carbureto usada na exploração de cavernas, a chama é o resultado da queima do etino.

O Alcino mais importante da família dos Alcinos é o Acetileno, que é a matéria-prima essencial na síntese de muitos compostos orgânicos importantes, como ácido acéticoplásticos e mesmo borrachas sintéticas.

Publicidade

Deixe uma resposta