Saúde e Bem Estar

O que são Alimentos Funcionais?

Um termo que está bastante em voga é dizer que alguns alimentos são funcionais, mas afinal o que são alimentos funcionais é a pergunta que fica em nossas mentes. Estes alimentos também podem ser chamados de Nutracêuticos e têm a função básica de melhorar o funcionamento do metabolismo e contribuir para a saúde permanecer estável e nós não termos doenças.

Publicidade

Porém, como esses alimentos ainda permanecem com uma aura de mistério em relação a seu funcionamento no organismo os cientistas buscam constantemente encontrar confirmações de resultados do uso deste tipo de alimentação. O que não dá para negar é que eles realmente trazem resultados. Mas, já destacamos que não existe um tipo de dieta diária milagrosa a ser seguida.

Apesar de haver uma grande indústria que insiste que esses alimentos foram descobertos agora é importante ressaltar que há muito tempo a humanidade faz uso desses alimentos. Se você deseja um exemplo podemos levar em consideração o uso das isoflavonas que há mais de 5 000 anos combatem o colesterol ruim. Essa substancia é utilizada desde que os chineses descobriram a soja.

Publicidade

A grande diferença dos tempos atuais para os chineses de 5 000 anos atrás é o estudo realizado acerca do tema e também a observação cientifica a respeito de seus efeitos numa dieta diária. Devido a esse estudo hoje é possível encontrar alimentos funcionais sob a forma de leite, biscoitos, fermentados, vitaminados e muitos outros.

Uma garantia a respeito desses alimentos funcionais é que eles somente chegam ao mercado após a permissão a e avaliação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, isso por que é necessário apresentar argumentos científicos para justificar essa nomenclatura de funcional.

Publicidade

Deixe uma resposta