Animais

O que são Anfíbios?

Os anfíbios são uma classe de vertebrados que compreendem as rãs, os sapos, pererecas, salamandras e também as cobras cegas que respiram por brânquias em sua primeira fase da vida.

Publicidade

Os ovos da maioria dos anfíbios são depositados na água e deles se originam as larvas que vivem como peixes, ou seja, retiram por meio de brânquias o oxigênio dissolvido que contém na água. Conforme vão se desenvolvendo as larvas vão se transformando, a cauda desaparece e as pernas começam a crescer até a forma adulta do sapo, da rã ou da salamandra A respiração passa a ser pulmonar, quando retiram o oxigênio do ar atmosférico.

Em sua forma adulta, os anfíbios, sem causa, tem vida terrestre, porém eles retornam a água para que ocorra a reprodução. Os machos fecundam os ovos a medida que estes vão sendo depositados pela fêmea. Os ovos férteis dão origem as formas aquáticas, com a cauda e brânquias, que são os girinos. Há uma segunda ordem que é formada pelas salamandras e tritões, com pouquíssimas espécies na América do Sul. Algumas salamandras nunca perdem as brânquias e são permanentemente aquáticas, porém há outras que passam a vida terrestre, desenvolvendo seus pulmões ou respirando o oxigênio do ar através de sua pele.

Publicidade

Os anfíbios compreendem 3 ordens, destacando-se a primeira que é constituída pelos sapos, rãs e pererecas, e a terceira, que é formada pelas espécies que possuem corpo alongado, serpentiformes, com extremidades arredondadas e não possuem pernas.

As espécies brasileiras, são conhecidas vulgarmente com o nome de minhocão ou também cobra cega, vivem subterraneamente comendo larvas e também vermes.

Os anfíbios são criaturas bastante úteis, quando estão no estado de larva , comem vegetais, porém quando são adultos , se alimentam de insetos, muitos deles nocivos a saúde e até causadores de doenças.

Publicidade

Deixe uma resposta