O que são Animais Ruminantes?

Por: Ananda Manica

Animais ruminantes são aqueles que possuem como característica principal o ato de retornar a boca alimentos que já foram engolidos, os quais são mastigados novamente completando assim a fase inicial da digestão.

O que são Animais Ruminantes?

São animais mamíferos herbívoros, como os bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos e etc. Constitui o mais vasto grupo dos Artiodáctilos, uma das subordens em que subdividem os mamíferos. O estômago destes animais é duplo e possui quatro partes, sendo elas: pança; retículo ou barrete; folhoso e coagulador.

Logo que o alimento é engolido pelo animal ruminante ele chega à pança por onde irá permanecer de forma provisória enquanto o próprio animal continua se alimentando. Depois o alimento chega ao retículo onde então é subdividido em fragmentos menores, e daí retorna a boca do animal, para que seja novamente mastigado. Posteriormente, o alimento volta a ser engolido, porém o percurso que ele segue não é o mesmo, ele chega ao folhoso, onde se inicia a digestão propriamente dita. Depois ele passa pelo coagulador e finalmente chega ao intestino.

Estes animais costumam se alimentar na maioria das vezes de gramíneas, que possuem bastante fibra (celulose). Eles são capazes de digerir a celulose através do auxilio de bactérias e microorganismos presentes em seu organismo. Estas bactérias fermentam as fibras e produzem certos ácidos orgânicos que acabam oferecendo energia para o animal em questão.

Como o alimento dos ruminantes é considerado pobre, pois são poucas as substancias nutritivas, a digestão é demorada para que o organismo do mesmo faça uma boa absorção dos poucos nutrientes existentes no alimento.
A diferença dos ruminantes para os animais monogástricos é que o segundo apresenta estômago simples, e sua capacidade de armazenamento é considerada pequena. Os ruminantes apresentam quatro cavidades e tem capacidade de digerir alimentos fibrosos através da fermentação microbiana que ocorre em seu interior.

Deixe uma resposta