Notícias e Atualidades

O que são as células-tronco?

Foco de estudo da medicina regenerativa, as células-tronco são a esperança de médicos e pacientes para a cura de inúmeras doenças. Mas o que são as células tronco e para que elas servem?

Publicidade

As células-tronco são um forte aliado na regeneração de células doentes do sangue e de outros tecidos do nosso corpo, uma vez que elas podendo se transformar em outros tipos de células e curar doenças como Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, diabetes e até câncer.

A partir da utilização de células-tronco para regenerar órgãos, será eliminada a necessidade de transplante e cirurgia.

Publicidade

As células-tronco podem ser retiradas de embriões humanos, fetos, cordão umbilical e até de tecidos adultos.

Para tratar o paciente com regeneração, as células-tronco são preparadas ou programadas para uma determinada função e são injetadas na área a ser tratada.

Um transplante de medula para um paciente que sofre de leucemia segue os preceitos da regeneração.

O fato das células-tronco estarem presentes na medula óssea, tecidos do cérebro e tecidos fetais foi causa de um debate ético e religioso, porém hoje elas vêm sendo estudadas através da gordura aspirada na lipoaspiração, que pode amadurecer em músculos, ossos e cartilagens. Ainda em estudo, o uso das células-tronco e se sua forma de atuação com certeza, em um futuro próximo estará salvando vidas.

Publicidade

2 Comentários

Deixe uma resposta