O que são bactérias?

Por: hiper

Todo mundo já ouviu falar em bactérias e como elas podem ser nocivas para o organismo humano. Mas, é interessante compreender o que são bactérias através de uma definição cientifica.

O que são bactérias?

Bactérias são pequenos seres que são unicelulares e aclorofilados, são microscópicos, o que significa que não visíveis a olho nu. A sua reprodução se baseia na divisão binária. A bactéria é composta de células esféricas ou também podem ter células em forma de bastão, os bastonetes.

Em grande parte dos espécimes a proteção da célula consiste numa camada que é caracterizada pela extrema resistência. Abaixo estão a membrana plasmática que contem o DNA e RNA, as proteínas e pequenas moléculas.

Quando observada através do microscópio pode-se ver o interior da célula bacteriana, então se vê uma matriz de textura variada, mas, sem ter estruturas internas organizadas. O grande problema é que as bactérias são muito pequenas e conseguem se multiplicar com muita facilidade, através da fissão binária.

Se há bastante alimento aquele que conseguir se multiplicar mais rápido será o que se sobressairá e sobreviverá. Se houver condições boas para as bactérias elas podem se reproduzir, dividindo-se, a cada 20 minutos. O que dá origem a cerca de 5 bilhões de novas bactérias em um perídio de tempo menor que 11h.

Deixe uma resposta