Negócios e Finanças

O que são blocos econômicos?

Conheça mais sobre cada um dos principais blocos econômicos: Mercosul, União Européia, Nafta e Apec.

Blocos econômicos ou bloco sociais são, via de regra, um agrupamento de países que acordam entre si algumas regras de benefício econômico, sendo que os blocos econômicos mais conhecidos são: Mercosul, Nafta, Apec e União Européia. Para entender melhor esse tema, listamos abaixo os principais blocos econômicos e suas características.

Publicidade

Mercosul – o Mercosul é um bloco econômico formado pelos seguintes países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Criado em 1991 com o Tratado de Assunção, a zona de livre comércio de mercadorias proposta pelo Mercosul entrou em vigência em 1995. Porém, os projetos do Mercosul não se limitam apenas à acordos de comercio. Através do Mercosul é sugerida uma maior interação política e cultural entre os países vizinhos. A Venezuela ainda não faz parte do Mercosul, porém existe um movimento para a inserção deste país no bloco econômico e a expulsão do Paraguai do mesmo.

União Européia – a União Européia é a aliança econômica e política entre 27 países europeus, sendo eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. O principal motivo da União Européia é propiciar o livre comércio e circulação de cidadãos nos países membros. A moeda oficial da União Européia é o euro, sendo que ela não é adotada oficialmente em todos os países da UE, apenas em 15.

Publicidade

Nafta – a sigla Nafta significa North America Free Trade Agreement, ou seja, Tratado Americano de Livre Comércio. Os países que compõe o Nafta são os Estados Unidos, México e Canadá. Como os Estados Unidos é considerado uma forte potência, existe a desconfiança de que esse bloco existe apenas para corroborar com os interesses Norte Americanos, uma vez que existem problemas com alguns dos países da aliança, como México, no que se diz respeito ao sistema de imigração.

Apec – a Apec é a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico e foi criado em 1993 na Conferência de Seattle, porém ainda está em constante fase de implementação, apesar de se prever que até 2020 esse bloco econômico seja o maior do mundo. Os países formadores deste bloco econômico são Estados Unidos, Japão, China, Rússia, Peru, Taiwan, Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura, Vietnã, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Papuá Nova Guiné, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Canadá e México. O principal objetivo da Apec é estimular o comércio de produtos entre os países participantes e a redução de tarifas alfandegárias entre os mesmos.

Publicidade

Deixe uma resposta