Curiosidades

O que são Cavernas?

Cavernas são cavidades de grandes proporções existentes em montanhas, rochedos ou sob a terra. A grande maioria delas é formada em profundidades gigantes sob a terra em seios de rochas calcárias, fragmentárias ou dolomíticas. Essas espécies de rochas, muitas vezes são desgastadas pois as águas subterrâneas acabam as dissolvendo ou desgastando através da erosão.

Publicidade

Encontra-se com freqüência restos de vida primitiva em cavernas através de estudos científicos. Elas também são alvos de visitas turísticas, devido a sua beleza.
Existem cavernas formadas pelo mar (águas doces) que são cavadas em rochedos e também em penhascos pelo embate das ondas oceânicas. Há também cavernas de lava, que são formadas através das lavas dos vulcões. As cavernas de gelo são aquelas que se formam quando icebergs ou geleiras se derretem e tornam-se a gelar novamente.

No Brasil, não existem cavernas que possam ser comparadas as da América do Norte e Europa, porém há algumas importantes e interessantes, como: Gruta de Maquiné, que foi descoberta por um dinamarquês, Pedro Guilherme Lund, que acabou vivendo nela por dois anos para se dedicar as suas pesquisas paleontológicas. Neste local, ele encontro fósseis que acabaram se tornando famosos em todo o mundo, como o crânio do homem Sul-americano.

Publicidade

Para estudos do homem primitivo, as cavernas tem sido por muito importantes e valiosas. Os homens da caverna viviam em cavernas existentes no sul da França e também no norte da Espanha, há cem mil anos atrás. Eles deixaram diversas pinturas nas paredes rochosas das cavernas em que viviam, mostrando ali os animais que costumavam caçar. Através da analise de diversos fatores, como o chão das cavernas e as cinzas das fogueiras que ali foram deixadas, foi possível coordenar a sequência de acontecimentos que constitui a historia da vida humana. Muitos dos fosseis descobertos de seres humanos ou de vegetais foram encontrados em cavernas.

Publicidade

Deixe uma resposta