Animais

O que são Celenterados?

Celenterados são animais que vivem nas profundezas dos mares, são bastante esquisitos e se assemelham muito as plantas devido ao seu aspecto e também por se prenderem no fundo do mar como se fossem plantas.

Publicidade

Alguns Celenterados possuem forma achatada, já outros se parecem com leques ou pequenos arbustos, como os corais e as anêmonas do mar, que possuem aspecto de grandes ramos de flores. Muitos celenterados não chegam nem a três cm de comprimento, porém existem aqueles que atingem mais de 3 metros. Sua coloração é geralmente muito próxima ao púrpura; cor de rosa; laranja e etc.

Ao redor da boca, os celenterados possuem dispositivos em círculos, filamentos alongados que são denominados tentáculos. Cada um desses tentáculos é coberto de substâncias venenosas, contidas em estruturas denominadas nematocistos. Quando animais tocam em algum tentáculo desses celenterados, eles excretam as substancias venenosas que acabam paralisando os predadores.

Publicidade

Esses animais são geralmente carnívoros, alimentam-se de animais pequenos. O desenvolvimento dos celenterados ocorre através de complicadas metamorfoses, e quase todos eles passam por duas fases durante toda sua vida. Uma dessas fases é denominada medusa e a outra pólipo. Essas duas fases se diferem muito entre si. A medusa corresponde a forma de vida livre, enquanto os pólipos correspondem a forma de vida fixa.

Na fase de medusa, os celenterados possuem formato semelhante ao de um guarda chuva aberto. E o cabo deste “guarda chuva” corresponde ao órgão que é semelhante a um tubo e sua extremidade inferior funciona como uma boca.A medusa possui reprodução sexuada, ou seja, do ovo fecundado desenvolve-se uma larva, que nada livremente e que depois se fixa no fundo do mar, transformando-se em pólipo.

Já na fase pólipo, os celenterados possuem uma forma de grande tubo, fixo por uma das extremidades ao fundo do mar. Na outra extremidade fica localizada a boca. A reprodução é assexuada, portanto não existem pólipos de sexos separados.

Publicidade

Deixe uma resposta