Comidas e Bebidas

O que são Cereais?

Cereais são plantas pertencentes à família das gramíneas e possuem grande importância nutritiva. Alguns cereais conhecidos são: milho, arroz, centeio, cevada, trigo e aveia. O caule os cereais são denominados colmos, são cilíndricos e possuem nós. As folhas são bem finas e longas e os frutos ou grãos dos cereais possuem apenas uma semente.

Publicidade

As raízes dos cereais são extensas e bastante fibrosas, já as folhas possuem nervuras paralelas e se distribuem alternadamente sobre o caule. As flores formam inflorescências denominadas espigas. A polinização é realizada pela ação do vento, pois as sementes possuem pouca água e assim podem ser carregadas mais facilmente.

O valor alimentício dos cereais é muito grande, pois eles contêm uma grande quantidade de carboidratos, proteínas e até gorduras e vitaminas importantes para o corpo. São consideradas as plantas mais importantes economicamente.

Publicidade

O trigo e o milho são cultivados anualmente em regiões de diversos climas. O trigo prefere as temperaturas mais baixas, no Brasil é cultivado em maior escala na região sul. O milho é cultivado em diversas partes do país. Já o arroz é um cereal tropical e há algumas variedades que preferem terrenos mais úmidos, até mesmo terrenos alagados, porém há outras variedades que produzem melhor em regiões mais secas. Esta última variedade é denominada arroz de sequeiro.

Diversos cereais são básicos na economia mundial, pois são fontes de alimento de grande importância. Os grãos podem ser ingeridos cozidos e há outros que são aproveitados de diversas maneiras na forma de farinha, para confecção de pães, bolos, mingaus e diversos outros. Podem alimentar os homens e também animais.

Quando fermentados, os grãos de cereais acabam produzindo bebidas alcoólicas. No Japão é feito o saque, vinho ou aguardente de arroz. As cervejas são feitas de cevada fermentada, o uísque também é produzido através de cevada.

Publicidade

Deixe uma resposta