Artes e Cultura

O que são ciganos?

Os ciganos são um povo que está sempre coberto pelo manto do mistério, sua origem não é de todo conhecida. Isso se deve, principalmente, pelo fato de que os ciganos sempre transmitem sua cultura oralmente, desta forma sempre há alterações na estrutura original e algumas partes acabam se tornando puramente fantasiosas.

Publicidade

Para a maioria dos especialistas no assunto o povo cigano se originou na Índia, um dos principais fatores que os leva a pensar assim é o fato da língua cigana ter muita semelhança as línguas faladas na Índia. Algumas das histórias ciganas, porém, remontam para uma origem na Caldéia, esta região hoje é o atual Iraque.

Outro fator que pode fazer com que não acreditemos nessa origem na Índia é o fato de que os ciganos crêem num Deus que é único e já o povo indiano crê em muitos deuses. Se a segunda possibilidade for a verdadeira, os ciganos terem surgido no Oriente Médio, eles poderiam ser anteriores a Jesus Cristo. O que se sabe, com toda a certeza, é que este povo no século XIV saiu do oriente para o ocidente e chegou a Europa. O povo cigano sofreu muito sendo perseguido pela Inquisição. A acusação contra eles era devido ao fato de que eles oscilavam entre o paganismo e o cristianismo.

Atualmente, o povo cigano ainda está espalhado pelo mundo conservando seu estilo de vida de estar sempre em contato com a natureza em seus acampamentos.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta