O que são Cogumelos?

Por: Ananda Manica

Cogumelos são vegetais criptogâmicos, ou seja, fazem parte do grupo de plantas que não dão flores e nem sementes, eles possuem a forma de um guarda chuva e não possuem clorofila, tendo, portanto que retirar seu alimento de outros seres. Estes vegetais pertencem ao reino dos fungos.

O que são Cogumelos?

Na parte inferior do “chapéu” dos cogumelos há pequenas dobras, que são denominadas lamelas, que contém esporos. Estes esporos são pequenas células que dão origem a novos cogumelos. O local mais apto para o crescimento e desenvolvimento de cogumelos é em locais úmidos, sombrios e quentes, sendo cultivados em porões e também em grutas.

Os cogumelos não possuem raízes, eles desenvolvem uma rede de filamentos, denominada rizóides, estes rizóides funcionam como elemento de fixação e absorção. Estes vegetais também não possuem verdadeiros caules, de forma que o “cabo do guarda chuva” acaba servindo de sustentação, ou seja, estrutura de apoio para manter erguido o “chapéu”, que é também conhecido como corpo de frutificação. Este corpo de frutificação possui como função reproduzir o vegetal por meio de diversos esporos que ele forma.

Entre os cogumelos encontra-se também espécies que são comestíveis e que também são muito apreciadas. Porém, há aquelas que são venenosas, que possuem um alto poder tóxico. É muito arriscado colher cogumelos quando não se sabe distinguir entre as espécies venenosas e as comestíveis.

Aconselha-se a não comer cogumelos colhidos em matas, e sim aqueles que são vendidos em mercados e mercearias, pois em locais assim, são vendidos apenas espécies cultivadas, que são completamente inofensivas a saúde.

Se cogumelos tóxicos foram ingeridos, poderão causar diversos problemas, como salivação excessiva, vômitos; perda do controle da urina; náuseas, alucinações e diversos outros sintomas. Há também aqueles cogumelos utilizados na fabricação de medicamentos, pois possuem propriedades que auxiliam em diversos tratamentos.

Deixe uma resposta