Animais

O que são Coleópteros?

Os coleópteros fazem parte da ordem de insetos que são também conhecidos como besouros. Estes insetos possuem dois pares de asas, sendo o par superior denominado élitros, possuem bastante dureza, porém são consideradas impróprias para o vôo. Elas cobrem quase que inteiramente as asas inferiores formando uma espécie de caixa. É esta característica que torna fácil a identificação de um coleóptero.

Publicidade

Os coleópteros possuem diversas espécies, que totalizam quase um terço de todas as espécies de animais conhecidas. Algumas delas são nocivas na fase de larva, e quando estão neste estado causam diversos prejuízos à agricultura. Porém, há também outras espécies que auxiliam o homem, atacando e também destruindo insetos daninhos, por isso por muitas vezes são criadas e introduzidas nos jardins.

Publicidade

Há espécies que possuem o tamanho de uma cabeça de alfinete, e também há aqueles que são maiores, como o titã, que é uma espécie encontrada no Brasil e atinge 15 cm, sendo uma das maiores do mundo. Outra espécie conhecida é a Hércules, que vive na Guatemala. No Brasil as espécies mais conhecidas são: serra-pau; vaquinha; vagalume; salta-martin e gorgulho.

Esses insetos nascem em pequenos ovos, sob a forma de larva, sendo que nesta fase estão quase que sempre famintos.

Há aproximadamente 250.000 espécies de coleópteros pelo mundo todo. Há um recorde de velocidade entre esses insetos, que pertence a um ligeiro e delgado besouro que habita as praias ensolaradas. Logo após o nascimento, os filhotes são tão ágeis e cruéis como os adultos, que ficam no fundo das tocas, cavando na areia e aguardando que insetos nas praias, principalmente as formigas, escorreguem pelas paredes do buraco. As suas mandíbulas permanecem abertas e devoram os animais logo que eles caem.

Interessados em colecionar estes insetos, se pudessem descobrir e aprender sobre os variados costumes e formas das espécies desta ordem, teria que dedicar toda a sua vida para essa tarefa, com escassa chance de concluí-la.

Publicidade

Deixe uma resposta