O que são Compostos orgânicos?

Por: Ananda Manica

Compostos orgânicos são nada mais do que compostos químicos que possuem carbono. A maioria destes compostos contém também hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e etc.

O que são Compostos orgânicos?

Os compostos orgânicos naturais são encontrados nos tecidos dos vegetais e dos animais. Entre as substâncias orgânicas mais conhecidas incluem-se o açúcar, as gorduras e o petróleo.

Desde épocas muito remotas, o homem já está muito familiarizado com os compostos orgânicos, porém, apenas sob um ponto de vista prático. Dessa forma, para a produção do vinho, fermentava o sumo da uva e produzia o álcool. Também se fabricava o sabão através de gorduras animais e azeite de oliva. Os corantes, como o anil, e a púrpura de tiro eram utilizadas pelos romanos e pelos gregos.

Estes compostos são aqueles que contem o carbono, como já foi dito anteriormente, enquanto que os compostos denominados inorgânicos são aqueles que não contem o carbono. Os primeiros são muito mais numerosos que os segundos. Os compostos orgânicos mais comuns são os hidrocarbonetos que são encontrados em bastante quantidade na natureza, particularmente no petróleo. O gás natural, empregado na cozinha e para a calefação, é composto em sua maior parte de metano, o mais simples dos hidrocarbonetos.

Outros compostos orgânicos são os álcoois, utilizados como solventes e também como substâncias de partida nos processos sintéticos. O álcool das bebidas é produzido através da fermentação de açúcares; o fermento produz uma enzima chamada zimase, a qual transforma o açúcar em álcool etílico e anidrido carbônico.

Durante anos acreditava-se que os compostos orgânicos só pudessem provir de organismos vivos, porém, através de estudos, pode-se observar que muito dos compostos orgânicos naturais tem sido produzidos através e processos de caráter artificial.

Deixe uma resposta