Curiosidades

O que são Compressores?

Compressores são máquinas que possuem como função a capacidade de comprimir o ar, misturas de combustível e ar, ou outros gases. Geralmente, são máquinas cuja finalidade é obter ar comprimido para finalidades mecânicas e também industriais.

Publicidade

A forma mais simples que existe de se comprimir ar consiste em inflar um balão de borracha simples. Há séculos que se usam foles para ventilar forjas de ferreiros e essa é uma das aplicações de ar comprimido.

O ar comprimido possui infinito numero de outras aplicações, sendo a mais comum é aquela que consiste em inflar pneumáticos de veículos. Há também ferramentas chamadas pneumáticas, que funcionam a ar comprimido e também outras que servem para a produção de vácuo em um compartimento e de ar comprimido em outro, do mesmo conjunto.

Publicidade

O ar comprimido passou a ser usado em larga escala no ano de 1861, quando na Europa se inventou um compressor acionado por roda hidráulica, cuja utilidade se revelou, primeiro, no interior de minas subterrâneas. Hoje, compressores são empregados na indústria e também no comércio. O mais utilizado é aquele que trabalha a êmbolo, de movimento alternado. É composto por uma bomba compressora, acionada por um motor elétrico ou gasolina e também por óleo. O conjunto compressor é ligado ao tanque de depósito ou de armazenamento através de uma forte compressão.

Há outras espécies de compressores, o centrífugo é uma delas. Este tipo contém um rotor munido de palhetas, e estas palhetas é que são encarregadas de forçar o ar para dentro de uma câmara. Geralmente, os rotores que são munidos de palhetas, são montados na proporção de vários num mesmo eixo. O conjunto giro sobre fileiras que são fixas, de estatores, que precisa orientar o fluxo de ar. A pressão aumenta devido a passagem de um rotor a outro.

Publicidade

Deixe uma resposta