Animais

O que são Crustáceos?

Os crustáceos são animais que pertencem à classe dos artrópodes, eles possuem exoesqueleto formado de quitina, e é bastante rígido. O corpo destes animais é formado de cabeça, tórax e abdome segmentado.

Publicidade

Há cerca de 300.000 espécies de crustáceos, sendo que a grande maioria vive no mar, apenas alguns são de água doce, há também certas espécies que são capazes até de subir em coqueiros. A maioria deles também possui vida livre, são poucos aqueles que parasitam ou que são fixos(sésseis), este último tipo, são levados de um local para outro, sem que seja necessário realizar qualquer tipo de esforço, ou seja, estão presos a objetos ou a outros animais que são móveis.

A maioria destes animais respira através de brânquias, e necessitam viver na água. Geralmente a média de comprimento deles é de 1 cm de comprimento; já os caranguejos gigantes atingem até 1 m de envergadura.
A vida em oceanos traz diversas vantagens aos crustáceos, pois eles nunca sentem falta de alimento, vivem de algas e de outros animais microscópicos.

Publicidade

Os que são móveis, se locomovem através dos apêndices. Porém, há também espécies que são rastejantes, devido ao peso de seus apêndices locomotores que fizeram com que eles se adaptassem para se rastejar e cavar.

Basicamente, os crustáceos podem estar divididos em dois grupos, que são: decápodes e isópodes. Os decápodes possuem dez patas, na maior parte das vezes as duas patas dianteiras são as mais desenvolvidas para facilitar a captura dos alimentos, temos como exemplo deste grupo os camarões, lagostas, siris e caranguejos. Já os isópodes apresentam diversas patas e todas elas são muito semelhantes entre si, o Tatuí é o principal representante deste grupo.

Além de existir crustáceos que se alimentam basicamente de algas, há também aqueles que se alimentam de mexilhões, carnes magras, peixes pequenos e etc.

Publicidade

Deixe uma resposta