O que são Dinossauros?

Por: Ananda Manica

Dinossauros são enormes répteis que habitavam a terra a cerca de 160 milhões de anos atrás, época em que os seres humanos ainda não existiam. A existência dos dinossauros foi descoberta apenas em 1820, quando alguns cientistas através de pesquisas encontraram fósseis de animais que até então eram desconhecidos e muito diferentes dos já encontrados.

O que são Dinossauros?

Com muitos estudos, os cientes puderam verificar onde os fósseis encontrados viviam, o que comiam, ou seja, diversas características importantes para conhecer melhor esses répteis. A denominação dinossauro foi escolhida devido a mesma significar “lagartos terríveis”.

Havia dois grupos de dinossauros, entre esses grupos existiam centenas deles. Esses grupos eram denominados de Ornithischia, que possuíam os quadris parecidos com o das aves, e o outro grupo era o Saurischia. Existiam animais de todos os tamanhos e características, alguns tinham o tamanho de uma galinha, um cão, alguns eram carnívoros enquanto outros apenas herbívoros.

Os dinossauros desapareceram há cerca de 65 milhões de anos, uma característica interessante desses animais é que eles possuíam escamas e colocavam ovos. Suas pernas eram bem compridas, facilitando assim mover-se com muita rapidez para irem atrás de suas presas.

Há diversos tipos de dinossauros, várias formas e tamanhos, porém eles não viveram todos na mesma época. Os carnívoros possuíam garras enormes e afiadas para segurar suas presas. Existia um dinossauro, chamado Tyrannosaurus que possui suas pernas dianteiras muito pequenas, impossibilitando de colocar na boca, até hoje não se sabe o porque da existência dessas pernas tão pequenas.

Os Diplodocus eram um dos animais mais compridos da época , eram herbívoros e possuíam cerca de 27 m de cumprimento. Pesavam cerca de 10 toneladas e a maior parte desse peso se concentrava em sua calda.
Existem diversas teorias que tentam explicar a extinção dos dinossauros, algumas falam sobre a possibilidade da queda de um meteoro, porém ainda resta a dúvida.

Deixe uma resposta