Saúde e Bem Estar

O que são doenças infecciosas?

Doenças infecciosas são aquelas causadas por invasões de germes. Durante esse ataque o germe se multiplica no interior do corpo da pessoa infectada e perturba o funcionamento do organismo da mesma, causando diversos efeitos prejudiciais.

Publicidade

O germe causa reação defensiva do organismo, até que esse possa por em ação suas forças de proteção. Na maioria das vezes a invasão de germes ocorre de fora para dentro do corpo, onde o mesmo pode vir do ar, de alimentos e etc.

Os germes que causam doenças infecciosas podem ser vírus, bactérias, fungos, protozoários. É importante tomar alguns cuidados para evitar infecções, cuidados com a higiene, deixar a vacinação sempre em dia e quando a infecção já estiver instalada no corpo é adequado que se procure um médico para que ele possa receitar o melhor tratamento.

Publicidade

As principais infecções, agrupadas de acordo com os tipos de germes causadores, são:

Vírus: hidrofobia; poliomielite; febre amarela; sarampo; hepatite infecciosa; caxumba; herpes-zoster; varicela; grupe; psitacose e pneumonia.

Bactérias: Tuberculose; peste; pneumonia; tularemia; meningite espinhal; febre ondulante; difteria; tétano; febre reumática; cólera; lepra; erisipela; gonorréia; sífilis; coqueluche.

Fungos: Frieira; outras doenças cutâneas; doenças sistêmicas, como coccidioidomicose; infecção pulmonar; histoplasmose; febre; anemia e etc.

Protozoários: Disenteria amebiana; doença do sono; malária; doença de chagas; leishmaniose cutânea e leishmaniose visceral.

Se a resistência natural do corpo diminui com doenças infecciosas, os microorganismos existentes no corpo podem fugir do controle que habitualmente lhes impõe este mesmo corpo ou também outros microorganismos, e se multipliquem do mesmo modo que o fazem os invasores vindos do exterior.

Doenças infecciosas não são simples, muitas delas são bastante perigosas e devem ter um acompanhamento realizado por profissionais da área. Qualquer sintoma estranho pode ser um aviso, e a automedicação é um perigo nesses casos. O médico é o único que pode receitas a medicação adequada, e quando receitada ela deve ser seguida a risca.

Publicidade

Deixe uma resposta