O que são Enzimas?

Por: Ananda Manica

As enzimas são catalisadores biológicos que possuem como função acelerar as reações químicas dos seres vivos, através da diminuição das atividades, ou seja, a diminuição da energia necessária para que se realizem as reações químicas.

O que são Enzimas?

Como conseqüência da diminuição da energia, as reações químicas ocorrem no interior dos organismos, e não precisam de altas temperaturas para ocorrer. Diversas reações químicas demoravam horas para ocorrer em laboratório, com o auxilio das enzimas, essas mesmas reações químicas podem se realizar em pouquíssimos segundos.

As enzimas podem ser classificadas de acordo com o seu local de ação e também com a sua composição química. As enzimas endocelulares são aquelas que são produzidas no interior das células, onde irão agir, catalisando as reações químicas da própria célula; já as enzimas octocelulares, são aquelas que também são produzidas no interior das células, porém saem destas células para atuar em outros locais do organismo, este é o caso das enzimas digestivas.

Podem ser classificadas também como simples, que são aquelas formadas somente pelos aminoácidos, que são interligados por ligações peptídicas; há também as enzimas conjugadas, que são aquelas que apresentam uma parte protéica e uma outra porção não protéica. Essas duas partes não agem separadamente, e sim apenas quando estão associadas, formando apenas uma unidade.

Há uma especificidade nas enzimas, pois uma determinada enzima catalisa apenas um tipo de reação química, ou um pequeno grupo de reações. Há também o estimulo de reações químicas através das enzimas, porém as mesmas não fazem parte do produto final das reações, que quer dizer que elas são recuperadas intactas no final do processo. Isso é importante pois permite que as enzimas possam ser reutilizadas, conferindo uma certa economia as células.

A temperatura é um fator bastante interessante no processo de aceleração de reações químicas que as enzimas produzem, pois a ação de uma enzima pode duplicar ou triplicar a cada elevação de temperatura, como também pode se reduzir a metade ou também a terça parte a cada diminuição de temperatura.

Deixe uma resposta