Curiosidades

O que são Explosivos?

Explosivos são substâncias dentro de um rápido lapso, atingem um grande volume, a partir de um volume muito menor, causando reações muito violentas. Quando há alterações de volume, é liberada uma grande quantidade de energia que provoca uma rápida expansão do que estiver ao redor, sendo gases, rochas, ou qualquer outra coisa.

Publicidade

Embora a idéia de explosivos se ligue imediatamente a operações de guerra, suas aplicações para fins pacíficos são muito numerosas. As explosões podem ser controladas, e dessa forma utilizadas para abertura de túneis, construção de estradas de ferro e também de rodagem, para escavações de canais, limpeza ou nivelamento de terrenos rochosos, deslocamento de rochas e abertura de minas.

Os explosivos considerados bons, precisam reunir elementos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, além de outros que propiciam o tipo de explosão desejado. Os explosivos podem ser classificados em três grupos. O fator que decidirá a que grupo pertence um explosivo pode ser a forma de provocar à explosão ou, entao a forma em que libera energia. Esses três grupos são: os impulsores ( ou explosivos de baixo poder); os explosivos primários ou detonantes e os explosivos de alto poder.

Publicidade

Os impulsores(propulsores) se queimam, em lugar de produzir uma verdadeira explosão. A pólvora negra ou pólvora comum é um propulsor. É o explosivo mais antigo que se conhece e já era empregada há muitos séculos na fabricação de fogos de artifício, muito antes da invenção da arma de fogo.

Os explosivos primários ou detonantes não se queimam, porém explodem por meio de uma faísca. Em geral, são utilizados para detonar, isto é, produzir a deflagração de explosivos de maior poder. Os explosivos de alto poder mudam do estado sólido ou líquido para o gasoso, com uma rapidez fantástica, eles são feitos para explodir com o impacto de outra explosão.

Publicidade

Deixe uma resposta