O que são Fertilizantes?

Por: Ananda Manica

Os fertilizantes são substâncias utilizadas para enriquecer o solo com diversos elementos considerados nutritivos, também são conhecidos como adubos. Grande parte das vezes é utilizada em solos pobres e com deficiência de certas substâncias que auxiliam na sua produtividade. Todas as plantas precisam deles para que tenham um bom desenvolvimento.

O que são Fertilizantes?

A contínua cultivação das plantas no mesmo lugar vai desgastando o solo e o privando de nutrientes, até reduzi-lo a situação de terra cansada. Quando isso acontece, recorre-se aos fertilizantes que irão devolver ao solo grande parte dos elementos nutritivos que havia perdido.

Uma prática bastante comum é a rotação de culturas, ou seja, realizar uma variação do tipo de plantio em um mesmo campo, em cada estação, pois cada um absorve elementos nutritivos diferentes, quanto à natureza ou a proporção.

As plantas precisam de muitos elementos, principalmente do oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, enxofre, fósforo, cálcio, ferro, potássio e magnésio, para poderem viver. O anidrido carbônico, que existe no ar, fornece o carbono; da água provém o hidrogênio e o oxigênio. O resto deve ser obtido a partir do solo.

Há basicamente três tipos diferentes de fertilizantes: os orgânicos; os inorgânicos ou químicos e o adubo verde. Os fertilizantes orgânicos são o adubo animal e a farinha de peixe e de ossos; já os fertilizantes inorgânicos ou químicos, também chamados de artificiais, são formados principalmente por produtos químicos nitrogenados, fosfatados e potássios.

A adubação verde consiste em plantar periodicamente, no terreno em que se quer melhorar, de preferência leguminosas, em especial a soja, que quando chegam à fase do florescimento, são cortadas com arado e incorporadas ao solo. Esta prática tem por fim manter a matéria orgânica do solo em um nível considerado razoável, que possa auxiliar no desenvolvimento da própria leguminosa e deixar o solo com os nutrientes necessários.

Deixe uma resposta