Ecologia e Meio Ambiente

O que são Florestas?

As florestas são formações de origem vegetal onde há predominância de árvores. As florestas são de grande importância para a conservação da vida, pois são elas que fornecem recursos de vital importância para o homem.

Publicidade

Há produção de alimentos em forma de frutos e de raízes, madeiras para utilização em construções, móveis, postes e também em embarcações.
Existem árvores nas florestas que dão produtos medicinais, como a cânfora e a quinina. As árvores também são importantes, pois são responsáveis por regularem a drenagem do terreno, prevenindo assim a erosão, as inundações, o assoreamento dos rios e etc. Grande parte das chuvas acaba nem chegando ao solo, fica retida nas copas das árvores. A trama das raízes retém também uma grande quantidade da água da chuva, auxiliando no processo escoamento, fazendo com que ele aconteça de forma mais lenta e não vertiginosamente.

Deve-se ter consciência de que as florestas precisam ser protegidas, tanto das ações humanas em explorar recursos naturais quanto das queimadas. Para proteger as matas dos incêndios os bosques devem ser patrulhados com uma cerca regularidade. Se houver indícios de incêndio, madeiras valiosas podem ser queimadas, além dos animais e da flora presente. Se o incêndio se espalha, há a perde de milhares de hectares de terra, provocando a perda de bens materiais e muitas vezes de pessoas que possuem suas residências em um local próximo.

Publicidade

Deve haver um constante programa de patrulhamento, que tenha a disposição torres de observações, rádios, telefones, aviões com compartimento de armazenamento de água para apagar de forma rápida incêndios e também equipes de bombeiro.

Além de fornecer recursos essenciais para a vida, as florestas contribuem com o seu embelezamento da paisagem e também a proteção a vida dos animais selvagens que ali vivem. Há dois tipos de florestas, as naturais e as artificiais. As naturais possuem diversas espécies de árvores e de animais, já as artificiais possuem apenas uma espécie, sendo mais utilizadas para a exploração de madeiras.

Publicidade

Deixe uma resposta