O que são Formigas?

Por: Ananda Manica

Formigas são pequenos insetos de seis patas que possuem hábitos de cavar túneis no solo ou na madeira, onde vivem e armazenam seus alimentos. Existe um grande número de formigas, que vivem e trabalham juntas, para elas, dá-se o nome de colônia.

O que são Formigas?

A maioria dos estudiosos, chegou a conclusão de que as formigas formam um grupo muito grande no mundo dos insetos. Calcula-se que existam de 2 a 5 mil espécies, que são semelhantes entre si nos hábitos e estrutura. O corpo da formiga é dividido em três partes, sendo elas: cabeça, tórax e abdome. A cabeça está ligada ao tórax através do pescoço, que é muito fino, da mesma forma que o tórax também está ligado ao abdome, por um segmento bastante delgado, denominado pedicelo.

Na cabeça das formigas existem antenas, que possuem formas de contas emendadas, que na ponta e maior espessura, estão alojados alguns órgãos dos sentidos. As antenas, dobradas em sua porção média, estão em constante movimento ordenado, sentindo e cheirando em todas as direções. Também na cabeça das formigas, estão os olhos compostos, formandos de inúmeros olhos pequenos, que são denominadas facetas, e as partes bucais.

As formigas são consideradas insetos sociais, pois vivem juntas em grandes comunidades. As operárias, entre as quais há rigorosa divisão de trabalho, executam todas as tarefas, até mesmo de armazenar alimento em seus estômagos, para nutrição de outros membros do grupo. Essas formigas, que servem de depósito de alimentos, são denominadas repletas, e comumente, ficam tão cheias que não conseguem nem se movimentar. São consideradas verdadeiros potes vivos, que fornecem o sustento das demais formigas da colônia.

A rainha é a formiga mais importante de toda a colônia, é ela que coloca os ovos e possuem a capacidade de colocar muitos ovos por minutos, durante muito tempo, devido aos seus ovários estarem localizados no abdome e serem considerados muito grandes.

Deixe uma resposta