Artes e Cultura

O que são fractais?

O nome é um pouco estranho e a explicação pode ser também, pois, são figuras geométricas que são o resultado de diversas equações matemáticas. E não pense que se trata apenas de mais equações esquisitas de matemática que não servem para nada. Pois, essas equações podem ser interpretadas por programas de computador sob a forma de cores e formas.

Publicidade

O que mais se destaca é a autossimalaridade, ou seja, dentro da forma existem infinitas combinações da mesma forma. Os fractais possuem dentro de si cópias menores de si mesmos. É um tipo de escala infinita que sempre vai ter uma figura idêntica e igual.

Os fractais também têm muita utilidade nas áreas da física, matemática e outras áreas. Na matemática os fractais são utilizados em áreas chamadas de sistemas dinâmicos e também a famosíssima Teoria do Caos. Esse é ponto mais interessante desse tipo de equações, pois, podem ajudar a entender eventos aleatórios, como por exemplo, o fluxo dos rios.

Publicidade

Por mais incrível que pareça até mesmo esses eventos que parecem não ter uma sequencia ou uma logica tem como ser calculados para serem entendidos. O que acontece é que não se valem da geometria euclidiana e sim precisam de equações fracionarias.

Você pode ver aplicações bem praticas dos fractais na medicina (pulmões e neurônios), arte (desenhos abstratos, que na realidade são formados por figuras que se remetem de forma infinita), em programas de computador, na geografia (estudo do relevo) e até mesmo na economia no estudo da Bolsa de Valores.

Publicidade

Deixe uma resposta