O que são Gárgulas?

Por: hiper

Se você já assistiu ao filme “O Corcunda de Notre Dame” já viu uma gárgula. Talvez ainda não esteja ligando o nome a figura. As gárgulas são aquelas figuras com aspecto monstruoso que ficam em cima das construções em grande parte de estilo gótico.

O que são Gárgulas?

Essas figuras geralmente são representadas por criaturas monstruosas e feias que tem um quê de humano e outro quê de animalesco. As gárgulas tinham sim uma função nas construções e não era somente assustar aos desavisados, mas também ajudar a escoar as aguas das chuvas.

As gárgulas são um truque que a arquitetura encontrou para criar saliências nas calhas e assim permitir que a agua fosse escoada bem longe da parede. Pois, essa agua se escoada na parede poderia causar infiltrações e prejudicar a construção.

A palavra gárgula tem sua origem no francês Gargouille que significa garganta ou gargalo. Muito apropriado haja visto que as gárgulas são um tipo de garganta por onde a agua passa para não entrar em contato com as construção.

Existe uma antiga lenda sobre as gárgulas os antigos acreditavam na verdade essas criaturas monstruosas eram os guardiões das catedrais e que durante a noite eles ganhavam vida e estavam sempre prontos para defender as construções sob as quais ficavam.

Outra curiosidade acerca das gárgulas é que as quimeras (criaturas compostas de pedaços de várias outras) também são consideradas como gárgulas. A diferença básica entre as estatuas quiméricas e as gárgulas é que as primeiras são usadas apenas como ornamentação e as segundas servem como escoadouro de agua.

Um comentário

  1. luis andre
    1 de novembro de 2012

    muito boa a explicacao :)

Deixe uma resposta