Saúde e Bem Estar

O que são Glândulas Endócrinas?

As glândulas endócrinas fazem parte de um grupo especial do corpo que produzem substâncias químicas muito importantes para o corpo. A palavra endócrino significa etimologicamente: que derrama líquido anteriormente. São essas glândulas que produzem substâncias químicas que são realmente derramadas no sangue, pois elas não possuem tubos nem condutores que reúnam e transportem estas substâncias. As glândulas que possuem esses condutos se chamam glândulas exócrinas.

Publicidade

À medida que o sangue flui através dos vasos sanguíneos das glândulas endócrinas, as substâncias químicas que elas produzem passam das células da glândula para estes vasos sanguíneos. Estas substâncias são muito importantes, pois elas é que indicam e acabam determinando aos órgãos situados em muitas partes do corpo o que eles devem fazer e se devem ou não trabalhar de forma rápida, ou lentamente.

Todo o sistema endócrino é composto de diversas glândulas que são especializadas em produzir e segregar os líquidos de que o corpo precisa. Cada glândula produz um tipo especial de substância química e cada substância tem uma função a preencher. Estas importantes substâncias possuem o nome genérico de hormônios. Em sua maior parte, os hormônios importantes precedem de quatro glândulas diferentes, que são: as glândulas ad-renais; as tireóides; as paratireóides; e a glândula pituitária (hipófise), sendo que esta última controla o funcionamento das outras glândulas endócrinas, por esta razão ela é chamada de glândula mestra.

Publicidade

As glândulas endócrinas regem diversas atividades importantes para o corpo por mensagens químicas, que são hormônios. A hipófise além de controlar outras glândulas endócrinas, também tem influência sob a medida do crescimento geral, que pode fazer indivíduos anões, normais ou também gigantes. A tireóide possui como função regular o fornecimento de energia. Estas são algumas das principais funções do sistema endócrino do organismo. O pâncreas é quem regula a utilização do açúcar no sangue, através da insulina, que é lançada diretamente na circulação, mas também produz enzimas que são lançadas na luz do tubo digestivo, para permitir que os alimentos sejam digeridos.

Publicidade

Deixe uma resposta