Comportamento

O que são Hábitos Noturnos?

Hábitos noturnos é a denominação para o ato de dormir durante o dia e passar a noite acordado. Existem diversos animais que possuem estes hábitos para realizar a busca de seus alimentos no período da noite. Há também pessoas assim, que preferem trabalhar a noite, pois acreditam que seu trabalho rende mais ou porque é realmente necessário.

Publicidade

Grande parte dos felinos, como o leão e também os tigres, costumam sair durante o período da noite para caçar suas presas. Também o hipopótamo costuma se alimentar de ervas e talos durante a noite, o mesmo costume possui a lontra, a doninha o texugo e etc.

Os morcegos voam apenas durante a noite em busca de insetos. Os invertebrados também possuem hábitos noturnos. As minhocas, por exemplo, rastejam sobre as superfícies da terra quase que sempre em noites frescas, quando se alimentam de vegetais em decomposição. A tarântula da América do Norte e as lacrainhas européias costumam apenas ir atrás de seus alimentos ao anoitecer. Entre os invertebrados que possuem hábitos noturnos, pode-se citar a cigarra e também a maior parte dos grilos, os quais, durante o período da noite permanecem cantando sob os arbustos.

Publicidade

Quase todas as mariposas voam após o final do dia, para recolher o néctar das flores, que se abrem a noite. Entre os vertebrados inferiores, muitas variedades de rãs, lagartos e também de serpentes apresentam hábitos noturnos. Já entre os vertebrados voadores, a coruja é a mais conhecida ave que pratica estes hábitos. Em noites não muito escuras é possível observar como ela ataca os pequenos roedores.

As razões pelas quais certos animais apresentam intensa atividade noturna, varia de espécie para espécie. Em algumas, essa atividade depende de estruturas especiais de seus corpos. A coruja, por exemplo, apresentam pupilas enormes nos seus olhos, o que lhe permite ver na penumbra com mais facilidade do que na claridade.

Publicidade

Deixe uma resposta