Ecologia e Meio Ambiente

O que são Inseticidas?

Inseticidas são produtos químicos extremamente venenosos que são utilizados no combate de insetos considerados prejudiciais ao homem e também as plantações, colheitas e florestas.

Publicidade

Eles pode ser divididos em alguns grupos de acordo com a sua natureza, origem e a forma de ação, estes grupos são: inseticidas líquidos, sólidos e gasosos; de origem vegetal, mineral e química; inseticidas de contato, de ingestão e mistos.

Os inseticidas por ingestão são empregados são empregados contra os insetos que possuem aparelho mastigador, ou seja, aqueles que possuem costume de mastigar folhas, como os gafanhotos e também as larvas das traças. Normalmente este inseticida é utilizado através da pulverização do veneno nas folhas das plantas.

Publicidade

Os inseticidas por contato são empregados para eliminar os insetos sugadores, como os pulgões e os verdadeiros escaravelhos. Os inseticidas por ingestão não possuem capacidade de ação sobre estes insetos, pois eles sugam os sucos das plantas, perfurando as superfícies desta até atingir os tecidos internos do xilema e do floema. Os inseticidas de contato podem agir eliminando o inseto de três maneiras distintas: por asfixia; por ação corrosiva e também por ação tóxica celular.

Os inseticidas empregados na pulverização, agem por obstrução ou também por envenenamento, na traquéia dos insetos. Estes inseticidas são líquidos e se evaporam rapidamente., ou gases como o sulfeto de carbono e o mortífero ácido cianídrico. Eles matam, pois acabam penetrando no sistema respiratório do inseto. A larva perfuradora do pessegueiro, por exemplo, pode ser combatido mediante a técnica de fumigação, no entanto, esta técnica requer conhecimentos exatos, e só pode ser utilizada em locais fechados.

No Brasil, os inseticidas mais utilizados são os seguintes: arseniato de chumbo (age por ingestão); sulfato de nicotina( age por contato); bissulfeto de carbono( formicidas); D.D.T ( pó que age por contato e também por ingestão), e etc.

Publicidade

01 Comentário

  • Eu Levi Da Silva Carvalho: gostaria de saber se a hum tipo de iseticida proprio para cada tipo de inseto po eu tor lidando com uma praga de pequenas barata muito rezistentis a cipermetreina.

Deixe uma resposta