Animais

O que são Insetos?


Os insetos fazem parte do maior grupo de animais que existe no planeta, há mais de um milhão de espécies que habitam o planeta terra a mais de 500 milhões de anos. Eles podem ser encontrados em diversos tipos de ambientes, desde os mais comuns aos mais remotos.

Apesar das diversidades entre as espécies, os insetos possuem características bastante comuns, eles possuem seis pernas e seu corpo é protegido por um esqueleto externo bastante rígido, denominado exoesqueleto. Há insetos de diversos tamanhos, existem alguns que pesam 100g e outros que de tão pequenos não conseguimos nem enxergá-los a olho nu.

Os insetos desempenham um papel importantíssimo na natureza, eles auxiliam no processo de polinização das flores e constituem fonte de alimento para diversos animais como aves, mamíferos e até répteis. Porém, não são todos que são considerados úteis tanto para o seu meio quanto para os homens, há aqueles que acabam causando certos danos. Alguns mosquitos propagam doenças e alguns gafanhotos acabam causando danos irreversíveis em plantações na lavoura.

A alimentação deles é bastante diversificada, eles comem madeira, folhas, néctar, detritos e etc. O aparelho bucal deles possui ao todo quatro partes principais: mandíbula, maxilas, lábio e labro, porém essas partes são modificadas de acordo com cada espécie de inseto e também devido aos seus hábitos alimentares.

Os olhos dos insetos são constituídos de omatídios, que são na realidade inúmeras estruturas que possuem o formato de um bastão. Há insetos que possuem 4 mil omatídios e cada um deles detecta a intensidade e também a cor da luz incidente, porém sozinho não forma imagem alguma, ou seja, é necessário que haja vários.

A respiração deles é realizada através de traqueias, e os insetos aquáticos respiram através de brânquias, que são compostas de delicadas camadas de cutícula.

Deixe uma resposta