O que são Musgos?

Por: Ananda Manica

Os musgos são um grupo de vegetais verdes, são extremamente simples e há cerca de 14.000 espécies no mundo. Esses vegetais não possuem folhas, nem caules e raízes verdadeiras. Reproduzem-se por esporos e também não possuem flores e sementes.

O que são Musgos?

Quase todos eles são pequenos, porém há aqueles que podem atingir vários centímetros de altura. Eles não possuem nenhum sistema especial para que possa ser conduzida água ou qualquer outro alimento, sendo esta a razão para seu tamanho tão reduzido.

Os musgos podem crescer em diferentes meios, mas a maioria das espécies prefere os locais mais úmidos como margens de riachos, bosques, e etc.

O ciclo evolutivo desses vegetais é bastante simples, os esporos germinam e produzem uma estrutura filamentosa, o protonema, que desenvolve os brotos, e a partir deles se formam as “folhinhas”. Isto constitui o gametófito. E na parte superior de cada broto são formados os órgãos sexuais masculino e feminino. Para que a célula sexual masculina (anterozóide) se ponha em contato com a célula sexual feminina (oosfera) é imprescindível a presença da água. A oosfera fecundada, que é denominada de zigoto, dá então origem a um eixo que ainda está unido ao broto feminino, e esse eixo e também a cápsula da parte superior que contém os esporos, forma o esporófito. Após tudo isso se finalizar os esporos caem no chão e acabam germinando, e o ciclo se reinicia.

Em alguns locais os musgos vivem em grandes quantidades, em vários grupos, que acabam chegando a cobrir muitos metros quadrados da superfície do solo.

As plantas de musgo, são divididas em algumas partes, sendo elas: esporófito (abrange a coifa, o anel, o peristômio, a cápsula e a haste); o gametófito (abrange as folhinhas e o pedúnculo); protonema e rizóides.
Mesmo o musgo sendo uma planta bastante simples, existem diversas espécies, muitas delas nem conhecidas.

Deixe uma resposta