Animais

O que são Mustelídeos?

Os mustelídeos fazem parte de uma família de pequenos mamíferos carnívoros, constituída de numerosos gêneros, cujas espécies fornecem peles valiosas para o uso do homem. Eles geralmente são animais vivazes e ágeis, muito úteis, pois se alimentam de roedores nocivos as culturas.

Publicidade

Estes pequenos mamíferos possuem diferentes e variadas formas, possuem vida noturna e também hábitos arborícolas, terrestres e aquáticos. O corpo é alongado, com patas robustas providas de unhas bastante resistentes e não retráteis. Alguns exemplos desta família, são:

A doninha de cauda curta, possui um pouco mais de 30 cm de comprimento, sendo a fêmea sempre menor que o macho. Sua pelagem geralmente se torna branca no inverno, porém a causa conserva pelos pretos. Habita a Europa, Ásia e também a região setentrional da América do Norte.

Publicidade

O arminho possui dimensões bastante semelhantes da doninha. Sua pele é muito parecida.

O furão é encontrado em diversas regiões do mundo. Mede 80 cm de comprimento, incluindo a longa cauda. Alimenta-se basicamente de pequenos mamíferos e aves. No Brasil, existem duas espécies de furões.

O vision é outra espécie cuja pele é muito procurada, assemelha-se a doninha. O animal é de origem Européia e também pode ser encontrado na América do Norte, mas existe em viveiros em todos os países de clima adequado, para exploração comercial de suas peles. O macho mede cerca de 60 cm e a fêmea é um pouco menor.

A fuinha é a típica doninha européia. Ataca povoados, causando imensos estragos nos galinheiros, devido a este fator, ela é bastante perseguida. É, entretanto, também muito útil auxiliar na luta contra os roedores que atacam as plantações.

As lontras também fazem parte dos Mustelídeos, e formam um numeroso grupo de animais, que habita todo o mundo, menos a Austrália. Possuem, na maioria das vezes hábitos aquáticos e alimentam-se de peixes, crustáceos e etc.

Publicidade

Deixe uma resposta

Copyright © 2015. O que é? . Todos os direitos reservados.