Curiosidades

O que são Nematelmintos?

Os nematelmintos são vermes cilíndricos, que vistos no microscópio mais se parecem com fios de linha. Eles sobrevivem muito mais facilmente que os demais vermes, existindo milhares de espécies diferentes que habitam as lamas, os mares, rios, as lagoas e também os desertos.

Publicidade

As espécies parasitas vivem nos tecidos de organismos de plantas e também de animais. As de plantas destroem grande porcentagem da colheita,fazendo com que as plantas murchem, desbotem e as raízes inchem. Muitos vermes atacam as plantas perfurando as raízes para absorver a seiva. Já os vermes que parasitam os animais se desenvolvem primeiramente na terá ou na água. Existem parasitas que passam de indivíduo para indivíduo.

A larva da filaria, que é responsável pela inchação dos condutos linfáticos, ou elefantíase, é transmitida de pessoa a pessoa por um mosquito. A larva da triquina, que vive no corpo dos animais que se alimentam de refugo, como o porco e o rato, essa doença é transmitida quando um animal come a carne de outro, que esteja contaminado. Nos seres humanos, este verme chega ao interior do organismo, principalmente, quando o indivíduo se alimenta de carne de porco mal cozida.

Publicidade

Esses vermes constituem um dos grupos do ramo dos invertebrados. Enquanto a maioria das espécies mede menos de 1 mm, algumas podem atingir até 1,20 m de comprimento. Na maioria das vezes, a fêmea é maior que o macho, sendo às vezes, até o dobro do tamanho dele. Não possuem segmentação e a superfície de seu corpo é bem lisa, em certas espécies é até difícil distinguir a extremidade anterior da extremidade posterior. Os sexos dos vermes são separados.

Muitos ovos de vermes se desenvolvem primeiramente em terra, produzem larvas que se alimentam e se desenvolvem até atingir um determinado tamanho, e acabam penetrando no organismo de animais ou acabam parasitando em plantas.

Publicidade

Deixe uma resposta