O que são Números Naturais?

Por: hiper

Com aquisição de coisas veio também necessidade do homem em quantificar tudo o que possuía. Criando então os números naturais, que foram evoluindo com passar do tempo.

Entenderemos a seguir como é formado o conjunto dos números naturais.

Iniciando por zero é adicionado sempre uma unidade, conseguimos então os elementos do conjunto dos números naturais indicados pela letra N maiúscula (símbolo dos números naturais). Segue exemplo: N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, …}

O uso das reticências é para demonstrar a infinidade e a possibilidade de inclusão de mais números no conjunto dos números naturais, devendo apresentar-se sempre entre chaves. E em casos de obter números naturais não nulos com a exclusão do zero é necessário incluir *(asterisco) logo após a letra “N”, como segue no exemplo abaixo:

N* = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, … }

É importante também saber que todo número natural N possui o seu sucessor e antecessor. Por exemplo: o antecessor de 3 é 2 e já o sucessor de 8 é 9, assim por diante.

Mas como deu para perceber, os números naturais não são capazes de atender a todas as necessidades do cotidiano atual. Um exemplo é quando fazemos uma consulta em nossa conta bancária, na maioria das vezes não nos é interessante saber apenas que temos um valor de 500 reais na conta, é necessário sabermos se está positivo ou negativo, e então pensando também nesta questão que se criou demais formas para resolver problemas da matemática, como a criação dos números positivos e negativos para chegar aos inteiros.

Deixe uma resposta