Ciência e Matemática

O que são Ondas Sonoras?

Você já parou para pesquisar sobre as ondas sonoras? Se não, chegou a hora de descobrir tudo sobre essa tal dúvida. Descubra a tamanha utilidade que elas possuem.

Publicidade

Os sons para os seres vivos servem como um meio de colher informações do mundo ao seu redor. Faz com que cada ser possa se comunicar de acordo com sua espécie. São diversos os tipos de ondas sonoras, as audíveis, por exemplo, são as capazes de sensibilizar a audição do ser humano, possuindo uma frequência entre 20 Hz e 20 000Hz e as de frequência inferior a 20 Hz são chamadas de infrassom e as superiores a 20 000 Hz as ultrassom. Que ao se propagar através do ar a onda sonora audível entra pela orelha que em contato com tímpano é transmitido até a área do cérebro proporcionando a sensação do (som). Já nos casos de animais, alguns possuem sensibilidade na audição, como o morcego que podem ouvir sons com uma frequência de até 120 000 Hz; os cachorros até 50 000 Hz, gatos de 65 000 Hz e muitos outros.

Pensando especificamente em ultrassom, ele é utilizado em aparelhos como o sonar, que fazem uso em navios para notar através do som a presença de submarinos, cardumes de peixes, etc. Um aparelho que é capaz de determinar distância e ainda mapear profundidade dos oceanos, podendo assim até localizar coisas no fundo do mar. Além disso, o ultrassom também pode ser utilizado em exames médicos de ultrassonografia, permitindo obtenção de imagens de estruturas internas do corpo humano.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta