Animais

O que são Peixes?

Peixes são animais vertebrados, de sangue frio, e na maioria das vezes são ovíparos. A respiração dos peixes é branquial, e eles vivem apenas na água. Há cerca de 13.000 espécies de peixes, que se distribuem em três grupos.

Publicidade

O primeiro grupo é das lampreias, que descendem, diretamente dos peixes primitivos. Possuem corpo alongado, mas não possuem escamas e nem maxilas. O segundo grupo é o dos tubarões e das arraias, onde seus esqueletos são cartilaginosos. Já o terceiro grupo inclui a maioria dos peixes que existem na atualidade, que são os de esqueleto ósseo.

Os peixes dos dois últimos grupos possuem sim escamas, sendo as dos tubarões e demais peixes de seu grupo enterradas na pele, como se fossem dentes, essas escamas são denominadas placóides. Já as escamas dos peixes ósseos são conhecidas como ganóides, elas se prendem na superfície da pele, como se fossem telhas que recobrem uma casa. O número de escamas em um peixe é sempre constante.

Publicidade

Certos peixes só podem sobreviver em águas doces, outros apenas sobrevivem em águas salgadas. Um número bastante pequeno passa parte de sua vida na água doce e parte nos oceanos. Alguns vivem junto a superfície, outros somente podem ser encontrados nas águas escuras e profundas. As formas, cores e dimensões dos peixes variam muito.

Os peixes respiram o oxigênio dissolvido na água através de suas brânquias, que são recobertas pelos opérculos nos peixes ósseos. Eles não conseguem retirar o oxigênio do ar atmosférico e por isso, não conseguem sobreviver fora da água. Há certos peixes tropicais que possuem bexiga natatória, que funciona como se fosse um pulmão. Na maioria das vezes, essa bexiga natatória desempenha apenas função ligada à natação, e não na respiração dos peixes.

O alimento mais comum dos peixes é o plâncton, mas há aqueles que preferem caranguejos, camarões, ostras mariscos e etc.

Publicidade

Deixe uma resposta