Curiosidades

O que são Piratas?

Os piratas estão sempre presentes nas histórias como figuras que navegam pelos mares ao luar para ou enterrar tesouros em ilhas tropicais ou para saquear outras embarcações. Porém, na realidade a vida dos piratas baseava-se em assaltar barcos e assassinar a tripulação.

Publicidade

Os primeiros piratas apareceram há 4 mil anos atrás, quando os navios começaram a cruzar o mar mediterrâneo. Foi a partir daí que eles proliferaram em todos os oceanos do mundo e foram mais ativos entre os anos de 1500 e 1800. Um dos piratas mais famosos foi o Barba Negra, que atravessou o mar do Caribe, ele foi um dos mais terríveis piratas, seu nome verdadeiro era Edward Teach, diziam que sua bebida favorita era rum misturado com pólvora. Ele acabou morrendo em 1718 em um navio de guerra inglês.Capitão Kidd era famoso por atacar navios no oceano Índico.

Muitos países que passavam por épocas difíceis com a guerra, acabavam encorajando a pirataria, eles achavam que os auxiliaria contra as tropas inimigas. Quando isso ocorria, eles conferiam aos piratas cartas de corso, que nada mais eram do que licenças oficiais que permitiam saquear os navios.

Publicidade

Dizem que até os dias de hoje existem piratas, mais precisamente no sul da China, eles roubam os barcos de famílias que estão no local e acabam deixando o país.

Uma curiosidade interessante é que os navios piratas antigos eram bem pequenos, nada daqueles navios gigantescos que se via em desenhos, porém mesmo sendo pequenos, eles eram bastante ágeis e fáceis de manobrar. O calado deles era alto, o que auxiliava na hora de escapar através das enseadas. Eles utilizavam armamentos pesados e perigosos contra os navios inimigos, alguns dos canhões que eles tinham disparavam grandes bolas de metal, outros, mais leve, podiam ser apontados para qualquer direção e lançavam chumbinhos.

Publicidade

Deixe uma resposta