Ecologia e Meio Ambiente

O que são plantas tropicais?

As plantas tropicais são aquelas oriundas de regiões entre os trópicos ou em sua vizinhança. Elas podem crescer no deserto, nas selvas, pântanos, florestas e também nas montanhas, e são muito comuns nas Índias orientais e Ocidentais, América do sul, América central, Malásia, Austrália, Índia e algumas regiões da África.

Publicidade

Os países tropicais possuem estações úmidas e também estações de seca, neles não há um inverno rigoroso e as plantas crescem durante todo o ano. A vegetação pode ser por isso, luxuriante. A variedade de plantas é muito grande, muitas são de folhagem sempre verde. Outras são decíduas, isto é, derrubam a folhagem de uma vez, na seca, com o que evitam perder água. Quando as chuvas recomeçam, nova folhagem aparece e o crescimento recomeça.

O homem depende das plantas tropicais, bem como das de outras regiões também para obtenção de alimentos, remédios, vestuário, materiais de construção e etc. Algumas plantas tropicais puderem se adaptar a climas temperados e até frios, onde são cultivadas, como por exemplo: a flor de papagaio, begônias, cactos e etc. Palmeiras, samambaias e orquídeas freqüentemente são cultivadas em estufas.

Publicidade

Diversas plantas são ornamentais, não por suas flores, que até podem ser pouco atraentes, mas pelo seu todo, ou pela sua folhagem apenas. Os cáctus, pro exemplo, são apreciados por suas formas bizarras. Além disso, eles produzem flores, na maioria das vezes muito bonitas. As begônias são apreciadas por sua folhagem de formas, superfícies e de cores atraentes, muitas vezes variadas, algumas begônias produzem flores muito bonitas.

Certos tinhorões produzem folhagem extremamente bela, especialmente pelo seu colorido variado, de diversos desenhos constituídos por manchas de tamanhos, formatos e também de cores divertidas; há alguns que possuem folhas transparentes em toda a extensão ou apenas em certas zonas.

A variedade de plantas tropicais, úteis ao homem, como espécies produtores de alimento, drogas medicinais são incontáveis.

Publicidade

Deixe uma resposta