Animais

O que são Primatas?

Os primatas são um grupo de mamíferos ao qual o homem pertence. Diversos primatas andam de forma ereta ou semi-ereta e vivem em regiões quentes.

Publicidade

Os primatas diferenciam-se dos outros mamíferos em diversos aspectos, como: a cavidade do crânio é maior; o sistema nervoso é mais desenvolvido; as extremidades terminam em “mãos”; unhas planas em alguns dedos , ao invés de possuírem garras; os olhos são rodeados por um anel ósseo ; dirigem-se para frente e focalizam os objetos ao mesmo tempo. Esta qualidade lhes dá um sentido de distância altamente desenvolvido, de extrema importância para animais que pulam de galho em galho.

Compreendendo várias famílias, alguns exemplos de primatas:

Publicidade

Aiai ( Lemuróide) : Este animal possui o tamanho de um gato, sua cauda é comprida e bastante peluda; nas patas traseiras possui garras, com exceção do dedo polegar. Vive em Madagascar.

Lêmure (Lemuróide): É considerado o primata mais primitivo. Não é maior do que um esquilo, possui focinho pontiagudo, cauda longa,é arborícola, não possui garras e sim unhas. Lêmure significa fantasma, existem diversos tipos, e alguns deles possuem um aspecto bastante estranho, também é encontrado em Madagascar.

Sagui (Antropóide catarrino): É um pequeno primata, que possui cauda preênsil e possui bastante semelhança com o macaco. É nativo da América Central e América do Sul.

Babuíno (Antropóide catarrino): Apresenta fossas nasais muito juntas e dirigidas para baixo. Possui 32 dentes, exatamente como o ser humano.

Mico (Antropóide platirrino): Os animais que pertencem a esse grupo são bastante pequenos, e possuem o cérebro bem desenvolvido, são capazes de segurar e de também manipular objetos. Suas caudas são longas e prenseis. As fossas nasais são abertas e muito separadas entre si.

Chipanzé, Gorila (Antropóide Antropomorfo): São os primatas mais estreitamente ligados ao homem. O Gibão e o Orangotango também pertencem a este grupo. São maiores que outros macacos e possuem cérebro mais desenvolvido. O gibão caminha exclusivamente com as patas traseiras sobe o solo, mas prefere salta de uma árvore para outra. Apresenta os membros interiores muito longos. O orangotango é também arborícola. O chipanzé é facilmente domesticado, e é o que melhor imita os gestos humanos.

Publicidade

Deixe uma resposta