Saúde e Bem Estar

O que são Pulmões?

Os pulmões são os principais órgãos da respiração. Muitos animais que vivem fora da água possuem pulmões que tem como tarefa levar ao sangue o oxigênio do ar e também eliminam o anidrido carbônico.

Publicidade

No corpo existem dois pulmões, um do lado esquerdo, e outro do lado direito do tórax. O direito é maior que o esquerdo e possui três lóbulos: superior, inferior e médio. Já o pulmão esquerdo é menor e possui apenas dois lóbulos: o superior e o inferior.

Os pulmões são protegidos pela costela e também por uma membrana delgada que é denominada pleura. E o diafragma é um músculo muito importante que separa os pulmões da cavidade abdominal. Importantes vasos sanguíneos saem do coração em direção aos pulmões e vice-versa.

Publicidade

O ar entra no corpo pelo nariz ou pela boca, posteriormente passa pela laringe e depois a traquéia. A traquéia é um tubo que se ramifica em dois condutos menores que se dirigem para cada pulmão, são os brônquios, esquerdo e direito.

Como o oxigênio é necessário para a vida das células de todo o corpo, é importante ter grande quantidade de oxigênio renovado. O anidrido carbônico é um gás que deve ser eliminado do corpo, para que ele não acabe intoxicando as células.

Sabe-se que um pulmão sadio possui dez vezes mais alvéolos do que seria necessário ao desempenho satisfatório de sua função. Uma pessoa considerada normal respira de 15 a 20 vezes por minuto.

O ar inalado pelo nariz ou pela boca é aquecido, ao longo de seu trajeto, para que se aproxime da temperatura corporal, 36ºC, o organismo se refresca a medida que cede um pouco do seu calor ao ar que entra.

Existem diversas doenças pulmonares conhecidas, como a pneumonia e a bronquite, que são causadas devido a ação de bactérias. Há também uma doença denominada pleurisia, que nada mais é do que uma infecção da membrana que protege os pulmões, ou seja, a pleura.

Publicidade

Deixe uma resposta